AFRODITE

Afrodite não faz parte da família Olímpica. Vem de longe, de um imaginário mais oriental e primitivo. Segundo o mito grego, nasceu no mar, símbolo da fertilidade inconsciente. Representa uma feminilidade pantanosa, sem traços de racionalidade: impulso puro. Mesmo Helena de Tróia, em seus momentos de lucidez, deplorava a até, a loucura em que Afrodite a havia mergulhado...

Afrodite é a Deusa da Beleza e do Amor, símbolo máximo das forças da fecundidade. Sua energéia erótica é incansável, e ela a exercita por onde passa. O Hino que Homero canta em sua homenagem diz que ela transtorna até mesmo o juízo de Zeus. Ela faz vergar sob o desejo tudo que é vivo: deuses, mortais, animais da terra e dos mares. Segundo o poeta, cada vez que Afrodite escala o “Monte Ida de mil fontes”, sua morada, seguem-na, ávidos de desejo, lobos, leões, ursos e panteras. As feras buscam seus parceiros para deitar juntos à sombra dos pequenos vales da montanha. Então a Deusa se enche de alegria, e o chão sobre o qual ela caminha se enche de flores...

A Deusa do Amor é leve e inconseqüente. Ajudou a provocar uma guerra, ao prometer ao jovem príncipe troiano Páris a mulher mais bela do mundo - Helena, casada com o rei Menelau de Esparta! Seus ímpetos também podem ser despertados por ciúme, despeito ou rejeição. Às vezes, Afrodite impõe castigos engraçados, como fez com as mulheres da Ilha de Lemnos. Quando elas foram negligentes nos cultos, a Deusa as presenteou com um “perfume” que manteve todos os homens afastados da ilha para sempre... Mas o sentimento trágico não é desconhecido da Deusa mais bela. Quando o belo Hipólito decidui prestar homenagens à Ártemis, o ciúme de Afrodite foi destruidor. Ela instilou tanto desejo no coração de Fedra, a madrasta de Hipólito, que a fez suicidar-se e ainda destruir a vida do pobre enteado.

Afrodite nos fala do impulso ardente do amor físico, da atração, assim como do exigente impulso por expressão criativa e arte. É o prazer dos sentidos, e por isso reina soberana sobre tudo o que alegra nossas forças vitais, e proporciona bem estar.

O arquétipo de Afrodite é ágil e versátil, cheio de energia e alegria de viver. Envolve-se intensamente com aquilo por que se apaixona, mas como vive em movimento, é em geral instável, seja em projetos ou em paixões.

A ânsia por amor e expressão surge como uma espumarada na superfície do mar do inconsciente. É aí que nasce Afrodite...