Ouça uma amostra do áudio da faixa de Atená

ATENÁ

Atená foi gerada quando Zeus encontrou Métis, a deusa da Sabedoria e da Prudência, sua primeira amante. Quando Métis engravidou, Gaia revelou a Zeus que ele seria destronado por um filho - como ele próprio destronara o pai. Então Zeus “bebe” Métis, a filha do Oceano, por sugestão dela própria. Algum tempo depois, sofre uma lancinante dor de cabeça, e pede ajuda a Hefesto, o ferreiro do Olimpo, com seus instrumentos. Então, para aliviar Zeus, Hefesto desce bruscamente seu machado sobre a cabeça do pai dos deuses. Do cérebro exposto de Zeus, nasce Atená.

Atená já surge armada, pronta para a guerra, com sua armadura reluzente e a lança em riste. Tudo nela é agudo: o nariz é adunco, o queixo, proeminente, as formas de seu corpo são retas. Aguda é também sua compreensão do mundo da guerra: é a grande estrategista do Olimpo. Os príncipes atenienses, que ela protege, nunca perdem uma batalha.

A Filha de Zeus traz, também, talento para todos os ofícios e artes que exigem criatividade, prática, serenidade e autoconfiança. É padroeira de artistas e artesãos, e muito orgulhosa de sua natureza: quando uma tecelã bordou cenas desonrosas tendo a família olímpica como protagonista, e ainda gabou-se de bordar melhor que ela, a Deusa transformou-a numa aranha para que aprendesse a tecer algo mais útil.

Dos homens, Atená exige muito. Afinal, ela é a Filha dileta e sua referência masculina é muito forte. Não tolera fraquezas e caprichos, e declara como seu coração “está totalmente ao lado do Pai e tende sempre para o varonil”. Por isso, ela faz parte do time das deusas virgens, como Héstia e Ártemis, que nunca foram dobradas pelo masculino.

Mas um verdadeiro herói tem seu lugar no coração de Atená. Não como amante, mas como amigo a ser encorajado com carinho. Atená foi a grande protetora de Aquiles e de Orestes, e foi a maior responsável pelo sucesso da Odisséia. Ulisses, cruzando os caminhos de volta a Ítaca, tem com a Deusa diálogos de grande intimidade.

Atená está ligada aos empreendimentos: ela é uma deusa faber, apegada às soluções práticas e racionais. Prefere a companhia dos grandes homens, de quem pode ser confidente, já que não se relaciona com eles pela emoção e desconhece arrebatamentos afetivos. Atená age através do animus. Esse é o seu arquétipo.